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Gordura boa existe?

Olá, meus amores!

         Muitas pessoas generalizam quando o assunto é gordura e dizem normalmente que “as gorduras fazem mal à saúde”; “as pessoas têm que cortar a gordura do cardápio”; “quanto menos gordura, melhor”; e por aí vai. No entanto, estudiosos da área afirmam e provam há alguns anos que existe sim a gordura boa e essa deve ser inserida na dieta cotidiana.

         A gordura é o terror da humanidade, sua ingestão dentro de um processo de má alimentação causa o aumento do nível de colesterol no organismo, acarretando doenças crônicas, como as vasculares, que acontece quando as gorduras em excesso se alojam na parede das veias, no dito popular, a gordura as entope, levando a derrames (AVC) e problemas cardíacos (infarto, hipertensão, aterosclerose).
     As gorduras boas são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo, por isso, hoje, as gorduras passaram a ser classificadas em boas e ruins. As gorduras ruins são mais conhecidas, e as boas, quais são e para que servem? Tire todas as suas dúvidas abaixo.
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Benefícios das gorduras boas:
As gorduras boas são assim chamadas pelos benefícios que trazem ao organismo, que além de diminuírem a quantidade dos níveis da gordura ruim, ainda servem de base para a formação de diversos hormônios no organismo, inclusive os sexuais. Mas seus benefícios vão além, observe:

  • As gorduras fazem parte da estrutura de todas as células do organismo;
  • Melhor maneira de estocar alimentos na formação do tecido adiposo;
  • Funcionam como reserva de energia;
  • Precursoras de hormônios (testosterona, estradiol e progesterona, entre outros), assim como de vitaminas e da bile;
  • Atuam como protetores de órgãos;
  • Indispensáveis para proteção térmica corporal;

Tipos de gordura
As gorduras podem ser dividas em alguns grupos:
  • Ruins (LDL)
  • Gorduras saturadas
  • Gorduras trans
  • Gorduras hidrogenadas

http://www.artenocorpo.com/sites/www.artenocorpo.com/files/alimentos-infeccionam-tatuagem-2.jpg 

  • Boas (HDL)
  • Gorduras Monoinsaturadas
  • Gorduras Poliinsaturadas

As gorduras boas mono e poliinsaturadas funcionam como redutores do colesterol LDL e ajudam na manutenção da saúde do coração. É possível encontrar as gorduras boas em diversos alimentos e facilmente priorizá-las em comparação com as demais.

Alimentos que possuem gordura boa
É preciso estar atento aos alimentos ingeridos, como suas quantidades e funcionalidades orgânicas. Veja uma lista de alimentos que contêm gorduras boas que devem e podem substituir as gorduras ruins.
  • Abacate;
  • Amendoim;
  • Azeite de Oliva;
  • Azeitona;
  • Castanha;
  • Carne de porco fresca e magra;
  • Chocolate amargo;
  • Manteiga de castanha;
  • Linhaça;
  • Óleo de canola;
  • Ovos;
  • Óleo de coco;
  • Peito de pato;
  • Peixes;
  • Semente de girassol.
http://www.bolsademulher.com/sites/default/files/medicina-alternativa/abacate-engorda-1.jpg
       De acordo com estudiosos, cinco em cada sete fatores de risco são relacionados à má alimentação, dentre eles o consumo de alimentos gordurosos acarretando excesso de peso; baixo consumo de frutas, legumes e verduras; consumo excessivo de bebidas alcoólicas e falta de cuidado na escolha dos alimentos.

        Há falta de conhecimento sobre alimentos que favorecem o organismo, assim como os que previnem ou auxiliam no tratamento de doenças cardiovasculares. Mas há uma ótima opção para reduzir o consumo de óleos e gorduras em seu dia a dia, encontre a melhor fritadeira elétrica sem óleoque se adapte a seu estilo de vida, com ele é possível reduzir muito a utilização de óleo com alimentos muito mais saudáveis.

        Praticar atividades físicas, abandonar o fumo e a bebida alcoólica e adotar uma dieta balanceada são medidas que podem controlar os níveis do colesterol no sangue em alguns casos, em outros, mais graves, apenas o uso de medicamentos irá tratar o problema.

       O ideal é sempre buscar orientação de um profissional da saúde, seja um médico, seja um nutricionista para auxiliar na identificação dos alimentos corretos e necessários para manter a boa forma e saúde.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. É verdade! Acontece a generalização quando o assunto é gorgura!
    Eu consumo regularmente o abacate a as castanhas, ricas em gordura do bem. rsrs...
    Achei o post bem útil e esclarecedor Monikinha!
    Parabéns!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Tenho a sorte de ter um abacateiro gigante no meu quintal! sem falar que o azeite é outra coisa que não falta por aqui, antes de acabar já compro outro rsrs
    Bjs linda!

    Blog Fabilila

    ResponderExcluir

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