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5 Razões Porque as Pessoas Voltam a Ganhar Peso.


         Olá, meus amores! Vamos falar de um assunto que vive “assombrando” a cabeça da mulherada? Emagrecimento e peso!

         Geralmente processos de emagrecimento envolvem duas fases: a fase de perder peso e aquela que você volta a ganhar tudo (e mais um pouco) daquilo que perdeu. A maioria de nós já conseguiu emagrecer uma vez ou outra, mas a maior luta é aprender a manter o peso conquistado. Não há números exatos sobre quantas pessoas recuperam o peso perdido, mas algumas estimativas sugerem que seja entre 80% e 95%.


         Há coisas que podem nos atrapalhar quando o assunto é manter a perda de peso, alguns deles não podemos controlar (como nosso DNA) e outros que podemos (como o tempo que passamos sentadas). De qualquer forma, saber o que está te atrapalhando pode ajudá-la manter seu peso ideal.


       Muitas vezes focamos tanta energia na perda de peso que ficamos completamente despreparadas para o que acontece quando realmente o perdemos. Muitas vezes acreditamos que, uma vez que perdemos o peso, estamos livres deles. Finalmente podemos voltar à vida "normal", uma vida que não envolva monitoramento cada mordida, medindo porções, seguindo dietas ou indo à academia todos os dias. A verdade é que você tem que fazer pelo menos a mesma quantidade de trabalho para manter sua perda de peso, como você fez para perdê-lo, e talvez até mais. Sabendo disso,  compreenda os fatores que podem contribuir para recuperar o peso perdido:


Por que você recupera o peso?

1. Dietas irrealistas e programas de exercícios impossíveis.

          Uma das principais razões que nos fazem recuperar peso é porque, em um esforço para emagrecer rápido, muitas vezes seguimos dietas irrealistas que simplesmente não são sustentáveis em longo prazo. Pode ser uma dieta de moda passageira, muito baixa em calorias ou uma dieta comercial que restringe a tantos grupos de alimentos que você nem sabe o que pode comer. Se você adicionar isso a um programa de exercícios irrealista, como falar que vai à academia sete dias por semana, não é fácil entender por que você volta a ganhar peso rapidamente. Enquanto você perde peso inicialmente, estas dietas extremas e programas de exercícios exigem mudanças tão drásticas que você consegue segui-las apenas por um curto período de tempo. 
         Restringir tudo o que você come e fazer atividades como uma louca, até fazem você perder peso, mas isso não te ensina a mudar seus hábitos para sempre. Perder peso rápido demais pode também ter alguns efeitos colaterais desagradáveis tais como:

Problemas físicos - Perder muito peso muito rapidamente pode causar tonturas, fadiga, dores de cabeça, prisão de ventre, cálculos biliares e, para alguns, pele flácida que podem exigir cirurgia.


Perda de músculo - Quando você perde peso muito rápido, especialmente se você fizer dieta sem exercício, você não só perde gordura, perde músculo também. Isso não só diminui o seu metabolismo (que contribui ainda mais para o ganho de peso), como pode te deixar com mais gordura corporal depois de recuperar o peso.


Miséria. Muitas dietas são tão restritivas que cortam grupos alimentares inteiros, te deixando com fome e necessitada. Ir para o exercício extremo sem lentamente construir a força e a resistência necessária pode te deixar dolorida e exausta. Uma dieta restritiva e muito popular é a dieta da proteína.

             Se você quer uma perda peso para sempre, você precisa de mudanças de longo prazo... Mudar todo um estilo de vida. Mudanças de hábitos ao longo da vida levam tempo e requer a aprendizagem de uma variedade de novas habilidades e hábitos, algo que não acontece do dia para a noite. Você tem que aprender a se exercitar: fazer o que você gosta (escolha uma atividade que te dê prazer) , quanto você pode, como dá para encaixar isso na sua agenda e como se manter motivada diariamente. Você também tem que aprender a comer: como monitorar suas porções, como evitar comer por impulso emocional e quantas calorias você precisa.
          Além de exercícios e da alimentação, há outras questões que podem contribuir para o ganho de peso, tais como stress e falta de sono.


          No entanto, a coisa mais importante que você tem que aprender é: como perder peso lentamente. Não só os componentes físicos de comer e se exercitar, mas os aspectos psicológicos também. Muitas de nós querem ver mudanças instantâneas, mas, perda de peso lenta significa semanas ou meses antes de ver mudanças significativas. Aprendendo a perder peso lentamente significa:

Esqueça sobre a perda de peso - parece contra-intuitivo, mas uma das melhores maneiras de perder peso é esquecer-se sobre a perda de peso. Em vez de se perguntar, "Quantos quilos tenho que perder esta semana?" Pergunte-se: "Quais exercícios vou fazer nesta semana?” “Fui cuidadosa com a minha dieta?" Se você é capaz de fazer isso, a perda de peso é só uma consequência natural de hábitos saudáveis.

Aprenda a desfrutar de uma alimentação saudável e de exercícios regulares - para muitas de nós, as palavras 'alimentação saudável' e 'exercício' não inspiram qualquer tipo de apreciação. No entanto, se você pratica esses hábitos, começa a sentir-se bem, o que pode te motivar para continuar. Lembre-se dos benefícios dessas atividades, e que a perda de peso é apenas um deles.


2. Perda de peso – A lacuna energética.

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          A coisa engraçada sobre a perda de peso é que, assim que você começar a perder, seu corpo de repente quer tudo de volta. E como você perdeu peso, seu corpo não precisa de tantas calorias como antes, mas, para muitas de nós, algo estranho e frustrante acontece - queremos mais comida. Seu corpo não gosta de perder peso. Ele não pode dizer a diferença entre você fazer uma dieta ou passar fome e imediatamente entra em modo de proteção, reduzindo seu metabolismo em até 15% e estimulando seu apetite para preservar a gordura armazenada.

      Além disso, quando você perde peso, seu corpo precisa de menos calorias para manter-se, criando o que os especialistas chamam de ‘Lacuna energética’. Eles estimam que essa lacuna pode ser de até 200 calorias por dia para uma pessoa tentar perder 10% do seu peso corporal.

        Essa lacuna é menor para pessoas que tentam evitar o ganho de peso, cerca de 100 calorias por dia. Se você não ficar com aquela abertura de energia todos os dias, o peso volta.


Fazendo as pazes com a lacuna energética:


          Exercite-se! Isso não só queima calorias, como também enfraquece o desejo do seu corpo em recuperar peso. Pesquisadores não entendem todos os mecanismos por trás disso, mas acreditam que malhar pode incentivar o corpo a tornar-se mais sensíveis à leptina, (um hormônio que regula o apetite) então você não se sente com fome.
       Recalcule suas calorias – após perder peso, certifique-se de recalcular quantas calorias você precisa. Quanto mais peso você perder, menos calorias seu corpo precisa para se manter. Esse acompanhamento pode ajudá-la a manter a lacuna de energia que você precisa para continuar a perder de peso.
         Veja o quanto você queima durante os exercícios. Quando você calcular quantas calorias queima durante o exercício, certifique-se de subtrair o número de calorias que teria queimado se você não estivesse se exercitando para obter um número mais exato. Por exemplo, se você queimar 300 calorias durante uma corrida de 30 minutos, você iria subtrair o número de calorias que queimaria se estivesse sentada (por exemplo, cerca de 20-40 calorias).
        Evite compensar seus exercícios - outra maneira que nos sabotamos sem perceber está em compensar os exercícios. Isto significa se permitir descansar mais do que faria normalmente ou comer mais, porque você acha que merece após o exercício.


3. Um estilo de vida sedentário.


        Outro culpado do conhecido regresso de peso é a sua relação com sua TV, computador, carro e outros eletrônicos que te encoraja a ficar sentada por horas. Isso pode realmente desligar seu metabolismo, mas, infelizmente, é o que passamos a maior parte do nosso tempo fazendo.
         Mexam-se. Exercite-se no trabalho - se você tiver que ficar sentada em um computador o dia inteiro, ser ativa não é fácil, mas existem maneiras criativas para exercitar, mesmo se você está presa no escritório.
     Use um pedômetro - aproximadamente 5.000-10.000 passos por dia é suficiente para mantê-la ativa (além de seus exercícios, claro).

     Desligue a TV. Seja mais exigente no que assiste e tente ter uma ou duas noites completamente sem TV. A maioria de nós nos movimentamos mais quando não assistimos à televisão.


4. Não se exercitar o suficiente.

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       Além de ser ativa, exercícios são fundamentais para a perda de peso bem sucedida e evitar que o peso eliminado volte.
         Todas nós sabemos que exercícios físicos são importantes, mas cada pessoa precisa de uma quantidade diferente com base em uma variedade de fatores incluindo sexo, idade, nível de condicionamento físico, peso, composição corporal e genética. Geralmente são necessários entre 60-90 minutos de atividades por dia para a perda de peso. E para evitar a volta dos quilinhos a mais, entre 150-250 minutos por semana, que se traduz em cerca de 20-35 minutos de exercício por dia.
           Começando com os exercícios.Se você está começando, 60-90 minutos podem parecer impossíveis, mas comece com calma e respeite os limites do seu corpo. Com o tempo você vai criar mais resistência e aguentar mais tempo de atividades.


5. O fator tempo.

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       O quanto de tempo que você consegue manter o seu peso é um fator importante para evitar ganha-los novamente. Os especialistas descobriram que as pessoas que mantêm a perda de peso por mais de dois anos tendem a mantê-lo. Parece que, quanto mais tempo você mantém a perda de peso, melhor você domina o delicado equilíbrio entre calorias e o quanto de exercício você precisa para manter o peso desejado. O mais importante é que nunca é tarde para começar uma reeducação alimentar.
       Dois anos pode parecer muito tempo, mas a maioria de nós tem uma vida inteira de maus hábitos para corrigir.

      Fique com ele! Permanecer com o seu peso não quer dizer que você tenha que ser perfeita nos próximos dois anos. Vai ter hora que você vai falhar - você vai ficar doente, se desanimar nos feriados, se machucar, exagerar um pouco em um ou outro jantar, ou apenas perder a motivação.

Quando isso acontecer, veja dicas para não sair da linha:

De volta à pista – Sair rotina de exercícios planejada vai acontecer, mas o que importa é o que você vai fazer sobre isso. Reconheça seu erro e simplesmente supere, se voltando novamente para sua rotina.


Aprenda o caminho certo - sempre que você fizer alterações na sua vida, o fracasso é inevitável. Em algum momento, você vai retornar a velhos comportamentos, mas, cada vez que fizer isso, você vai aprender coisas sobre esse difícil processo e também sobre você mesma. Use as falhas como uma vantagem para aprender a supera-las.


Aprenda a pensar como uma exercitadora – Mudar a forma de pensar sobre si mesma e sobre os exercícios físicos é um elemento crucial para o sucesso. Exercitadoras tendem a procurar oportunidades para se exercitarem, em vez de razões para ignora-las. Preste a atenção em tudo a sua volta e em como cada objeto, cada degrau e cada movimento podem te ajudar a queimar calorias no seu dia-a-dia.

         Recuperar peso é algo com que muitas de nós lutam, e não existem soluções simples. Mas uma coisa a maioria dos especialistas concordam: é muito mais fácil evitar o ganho de peso do que é perder peso. Uma vez que você engorda, seu corpo (e mente) vai lutar para te manter dessa forma. Mas sabe o que acontece se você focar em evitar ganhar peso ao invés de perder peso? As práticas saudáveis irão acontecer naturalmente. A dieta da sopa é um grande recurso para iniciar um programa de perda de peso acesse dieta da sopa da usp.

        Então meninas, vamos nos cuidar, o importante é estar bem consigo e com peso e outros fatores em dia. Espero que tenham gostado das dicas aqui, e vocês já perceberam qual fator atrapalham vocês na perda de peso? sim?! Me contem!

 

    Beijinhuss!!!

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Dicas de ouro, postagem super completa, amei.
    Tem postagem nova no meu blog, passa lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Lojinha de Templates: ➥Lojinha Blog Chic
    Meu Instagram➥@simarapink
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    ✿.♥.✿.♥.✿.¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

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  2. Oi minha linda :)
    Nossa, já passei varias vezes pelo tal efeito sanfona :( emagrecia e engordava...
    Ate que resolvi procurar uma nutricionista e ela me disse tudo isso...a perda de peso certa é aquela que é mais lenta, um processo de adaptação, tanto que com o acompanhamento eu perdi 13kg e não ganhei mais rsrs aprendo a reeducação alimentar.
    Show seu post gatona, arrasou!
    Grande beijo e boa semana
    Luh

    http://www.blogflordemulher.com.br

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    Respostas
    1. Olá! Luh! obrigada flor que bom que gostou! Ajuda profissional é muito importante ne, nao existe magiica. otimo coment. beijos

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