5

Entendendo e cuidando dos cabelos crespos.

 
cblo crespo       
          Olá! Hoje vou falar um pouquinho sobre as características dos cabelos crespos. Muitas coisas que aprendi ao longo dos meus aninhos, algumas vezes se lascando, outras dando a volta por cima e das muitas pesquisas e testes que fiz para salvar meus cabelos. 
        Uma coisa que aprendi é que cabelo crespo, não é “cabelo ruim” e nem “cabelo duro”. Em primeiro lugar ele nunca falou mal de nínguem,  nem matou ou fez algo de ruim pra ninguém. neh ?!!Aprendi que o cabelo crespo  é apenas um cabelo que precisa de mais cuidados que os outros tipos de cabelo, por conta de apresentar uma estrutura mais delicada.
        Apesar de aparentemente eles parecerem grossos e muitos resistentes,eles na verdade são ao  contrário, são finos e poucos resistentes aos danos provocados pelo calor ou procedimentos quimicos errados. Por isso entender como é a sua estrutura ajuda a cuidarmos melhor deles.
      Do ponto de vista quimico, os cabelos são formados por minerais + pigmentos + Lípidios e queratina, cada fio é formado por três elementos: cuticula, córtex e médula.
estrutura cblo
  •  Cuticula: camada mais externa, formada por estruturas planas sobrepostas, como escamas. Nos cabelos crespos essa cutícula é mais porosa deixando os mais fragéis.
  • Córtex: camada intermediaria, onde se encontra a maior parte das fibras que dão brilho e resistência. Os cabelos crespos apresentam um cortex muito fino, daí o fato de serem muito sucetivéis a quebras e danos.
  • Médula: Parte mais interna, sendo uma região porosa, nos cabelos crespos esta estrutura podem estar  interrompidas ou até mesmo ausentes.
              Podemos ver que os cabelos crespos possuem uma estrutura mais delicada, um cortex muito fino, médula irregular ou oca, cuticulas porosas e acrescente a isso o fato de eles possuirem menos quantidade de lipidios (óleos)  e água por isso são mais opacos e ressecados.  Bem, então  o que a natureza não nos deu  nos teremos que  suprir o que veio em “falta”.  
        Algumas dicas para cuidarmos dos cabelos crespos:
cblo crespo 2
  • Use de preferência xampu especifico para cabelos crespos, ou quimicamente tratados se for o caso. Enxague bem, tirando todo o excesso e use condicionador para evitar o frizz.
  • Lave os cabelos no mínimo duas vezes por semana pois os cabelos precisam de água.
  • Faça hidrataçao 2x por semana, alternando entre hidrataçao profunda e instantaneas para suprir a falta de lipidios. 
  • Use leavin. 
  • Use um bom protetor térmico quando for  usar qualquer fonte de calor nos cabelos: prancha, secadores ou  babyliss.
       Bem se você usa qualquer tipo química, como relaxamento ou alisamento, peça ao profisional que indique uma linha de manutençao. Pois em geral quando submetemos os cabelos a um procedimento quimico como alisamento, nos primeiros dias os cabelos ficam lindos mas com o tempo se  deixarmos de cuidar e hidratar, eles começam  a se partir, por isso use uma linha de manutençao. Não deixe de lava-los no mínimo duas vezes na semana e hidratar pelo menos uma vez por semana se não tiver muito tempo.
     A quimica é um processo que irá para ajudar a torna-los mais maleaveis mas nao ira suprir por si só todas as necessidades do cabelo crespo faladas aqui. Pelo contrario, alguns procedimentos quimicos acabam retirando alguns componentes como a queratina, daí a necessidade da manutençao sempre.
        Bem se quiserem deixar mais dicas,contar suas experiencias ou tirar dúvidas.Deixe um coment tá!
Bjins! inté!

imagens tirads do google.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. nossa
    eu amei a dica
    o post é muito interessante
    é sempre bom ta cuidando do cabelo

    Beijoks

    ResponderExcluir
  2. Ai esses cabelos crespos dao um trabalho !
    mais são lindos né :)


    http://psiqueatelie.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. muito bom!!!
    vou usar as dicas!!

    ResponderExcluir
  4. É realmente, quem tem cabelo crespo sofre, mas não troco meis cachos por nada!!!
    Adorei o blog flor!!
    Sou do Blogueiras Unidas, n° 1025, seja bem vinda!!!
    Aguardo sua visita e já estou seguindo, se puder me seguir ficarei grata!
    http://flordeeros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou desse post, não deixe de compartilhar e deixar sua opinião.

Propagandas,comentários ofensivos, xingamentos e afins não serão publicados

Tem um blog? Deixe seu link para que eu te visite tb. ( Ps: Ao deixar o link NÃO coloque HTTP OU WWW , devido a politica de regulamento do Blogger.)

Bjins!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...